Não há como olhar-nos sem entender que o que procuramos afirmar no presente são traços de um passado, que mudou muito menos do que imaginavámos. Qual a identidade do coordenador pedagógico?
A princípio preciso me perguntar qual o significado histórico das funções na instituição escolar?
Refiro-me aos códigos e normas regulamentadoras e produtoras das relações pedagógicas entre técnico, diretor, professor, aluno, chegando as famílias. Construções datadas da década de 20 e 30, durante o processo de institucionalização do sistema escolar. Penso que se tomarmos consciências desses fios históricos, como contingência que permitiu os modos de pensar e fazer pedagógico estaremos percebendo a linha histórica e sua normatização, dando possibilidades de hoje, ensaiar novas formas de ver e fazer as funções na instituição escolar e perceber as possibilidades das ações do CP.
Não vou ficar aqui revendo toda história, mais acho necessário abrir uma postagem, aqui no blog sobre a história de algumas funções...Intitulado: A caixa de ferramentas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário